Secretaria de Agricultura e COOPNOROESTE/LACBOM firmam parceria pelo fortalecimento da Bovinocultura de Leite de Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Na semana de fechamento do mês de fevereiro/2021, o secretário da Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, Vagner Meira, se reuniu com Misael Barreto, presidente da Cooperativa Agropecuário do Oeste de Mato Grosso (COOPNOROESTE), para firmar parceria no desenvolvimento de projetos de fortalecimento da Cadeia da Bovinocultura de Leite do município de São José dos Quatro Marcos-MT. A reunião aconteceu na sede da cooperativa, em Araputanga.

Na reunião, foram tratatos a possibilidade de parcerias em prol do melhoramento genético dos rebanho de bovinos de leite por meio de inseminação artificial e transferência de embriões, produção de silagem, viveiros de capineiras, Unidades de Referência Tecnológicas de Leite, aquisição e cessão de uso de máquinas e implementos agrícolas, e  capacitação dos produtores de leite, por meio de cursos, palestras, dias de campo e assistência técnica.

Segundo Meira, a COOPNOROESTE é uma importante fomentadora da bovinocultura de leite em Quatro Marcos, que por sua vez, é a principal atividade econômica desenvolvida pela Agricultura Familiar no município. Fortalecer a produção de leite, signfica gerar mais emprego e renda. Atualmente, são 33 o número de produtores de leite quatromarquenses integrados a  cooperativa.

Na reunião, o secretário protocolou solicitação de uma Ensiladeira, que foi cedida à cooperativa pelo Consórcios de Nascentes do Pantanal, que será repassada a SEFAICO para atender produtores de leite na produção de Silagem de Milho e Sorgo no município, por meio da realização de serviços ou locação.

A COOPNOROESTE foi fundado em 19 de outubro de 1975, sendo proprietária do Indústria de Laticínios LACBOM, que  produz uma grande diversidade de produtos, como Leite UHT, Mussarela, Requeijão, Bebida láctea, Doce de Leite, entre outros.

Segundo Misael Barreto “a parceria entre COOPNOROESTE e Prefeitura Municipal será importante para podermos aumentar a produção de leite dos cooperados no município de Quatro Marcos”. O presidente da cooperativa é morador do município, estando sua propriedade rural localizada no Assentamento Florestan Fernandes.